Sinv
Sistema de Investimentos

Research UX Facilitação UI

Contexto

SINV

O SINV é o principal sistema utilizado por profissionais, consultores de investimentos, gerentes e assistentes para a realização das atividades de consultoria de investimentos para clientes do banco Bradesco.

Departamento de Investimentos

Departamento do Bradesco que abriga mesas de operações, consultores e especialistas de investimentos. Estes profissionais realizam atendimento direto ao cliente e fornecem suporte à rede de agências e plataformas.

Problema

O Departamento de Investimentos do Bradesco precisa atualizar o seu principal sistema interno de consultoria (SINV) para melhor atender as demandas de clientes internos e externos e se adequar aos novos padrões de experiência e serviço do mercado - consolidados após o surgimento de novas corretoras e fintechs no competitivo mercado financeiro.

Minha atuação

  • UX Researcher
  • UX Designer
  • Facilitador
  • UI Designer

Pesquisa com usuários

Para realizar o processo de pesquisa e imersão adotou-se o modelo de entrevistas semiestruturadas. Este modelo permitiu que as conversas com os entrevistados fossem mais fluídas e descontraídas em relação a um modelo de perguntas prontas e fechadas. Desta forma, foi possível ajustar e refinar a condução das entrevistas a medida que descobertas de dores, pontos de atenção e atividades do cotidiano eram identificadas.

O escopo das entrevistas foi concentrado em explorar aspectos do cotidiano de trabalho, o uso do sistema atual em toda a jornada de investimentos e as ferramentas e artefatos dos diferentes processos utilizados.


O processo de pesquisa foi realizado da seguinte forma:

1 Mapeamento de perfis

Utilizando registros e dados de acesso, identificamos os principais perfis de uso do sistema.

2 Execução das entrevistas

Executadas em dupla, as pesquisas utilizaram roteiro semiestrurado e atividades para mapeamento de jornada.

3 Consolidação de dados

Foram categorizadas e organizadas inúmeras notas e insights sobre todo o processo de consultoria de investimentos.

4 Relatório com resultados

Elaborou-se um documento consolidado com as principais descobertas, mapa de dores e oportunidades.


Recrutamento por localização

Para diversificar e ampliar o processo de descoberta e imersão sobre os usuários e também obter uma visão com viés menos regionalizada do seu cotidiano de trabalho, optou-se por realizar pesquisas em diferentes locais do Brasil.


Os locais selecionados para a realização das pesquisas após a análise de dados de acesso foram:


  • São Paulo
  • Paraná
  • Rio de Janeiro

Entrevistas por perfil

A análise dos dados de acesso e utilização do sistema atual permitiu que fossem identificados e mapeados 5 principais perfis a serem explorados no processo de pesquisa.


O processo de seleção, recrutamento e agendamento foi seguido pela execução e condução de entrevistas com 35 usuários segmentados da seguinte forma:


08

Prime

07

Prime Invest

09

Top Tier

07

Especialistas

04

Assistente


Entrevistas e Consolidação

A execução das entrevistas envolveu conversas exploratórias e dinâmicas de mapeamento de jornada e imersão sobre o contexto cotidiano de trabalho, sobre as ferramentas e sobre os processos utilizados pelos usuários durante todo o processo de consultoria de investimentos.


Já o processo de consolidação envolveu uma extensa revisão das entrevistas por meio da categorização, organização e classificação das inúmeras notas e registros gerados por todo o time e também por meio do mapeamento das diferentes jornadas e casos de uso identificados.


Pesquisa e processo de consolidação das descobertas

Ideação

Para elaboração de propostas de solução para os diferentes segmentos e módulos do novo sistema foi realizado um workshop de cocriação contando com a participação de 24 usuários, e com a participação de alguns membros dos time de negócio e líderes de tecnologia do projeto.


Para o workshop, atuei na sua concepção e planejamento por meio da estruturação das atividades, preparação do espaço físico e na preparação dos materiais usados como artefatos para fornecer maiores detalhes e aprofundamento de informações aos partipantes.


Durante a execução do workshop, atuei como um dos facilitadores das atividades e como expositor a todo o grupo sobre as descobertas geradas em todo o processo de pesquisa.


Consolidação pós-workshop cocriação

Após o workshop, foi realizada uma análise detalhada das propostas, rascunhos, esboços e ideias originadas por cada um dos grupos participantes:


Marcações em vermelho e preto sobre as imagens demonstram parte da análise realizada

Validação com usuários

Para a validação e verificação da solução proposta, optou-se pela realização de testes de usabilidade com os perfis de usuários identificados. O processo se realizou com as etapas a seguir:

1 Roteiro & Recrutamento

Tarefas com casos de uso identificados e recrutamento seguindo perfis pesquisados.

2 Execução dos testes

Ocorreu in loco com visitas aos usuários e com moderação realizada em dupla.

3 Análise de resultados

Por meio de vídeos e áudios gravados e usando as anotações dos moderadores.

4 Ajustes & Melhorias

Relatório com resulados indicando pontos de ajustes antes do desenvolvimento.


Teste de Usabilidade

Os testes de usabilidade foram realizados com 25 usuários em 3 estados e contaram com um roteiro padronizado e estruturado de tarefas além do protótipo interativo e navegável de alta fidelidade.


A segmentação dos perfis seguiu a mesma utilizada nas pesquisas de imersão:


08

Prime

08

Prime Invest

04

Top Tier

05

Especialistas


Tive a oportunidade de conduzir e participar de todos os 25 testes de usabilidade realizados e estruturar o roteiro de todos os casos de uso a serem avaliados.



Resultados & Melhorias

Após a execução dos testes foi realizada a análise e compilação dos resultados.

Pontos de melhoria, ajustes e correções diversas foram apontadas e apresentadas ao grupo de trabalho do projeto por meio de relatório consolidado e apresentação presencial seguidos de debates e discussões para definição do escopo do MVP do novo sistema.


Também foi apresentado um esboço inicial de evolução do protótipo com a consideração e aplicação das descobertas provenientes dos testes:


Primeiro esboço do protótipo com as melhorias pós-teste de usabilidade